Curta nossa Página

terça-feira, 10 de abril de 2018

BARRAGEM DE BROTAS: PREFEITURA DE AFOGADOS INICIA AÇÕES DE PLANO DE CONTINGÊNCIA




A barragem de brotas cheia e “sangrando” era um sonho acalentado há muito pelos Sertanejos do Pajeú, e em especial, de Afogados da Ingazeira. Depois de um longo período de estiagem, as chuvas voltaram e, com ela, a esperança renovada.

Mas tudo de bom sempre traz, em seu bojo, alguns problemas. No caso de Brotas, o grande e desorganizado fluxo de visitantes ao paredão, as condições precárias do gradil de proteção, mato e algaroba cobrindo suas margens, além do perigo para quem mora em áreas construídas inadvertidamente dentro ou próximo da calha do Rio Pajeú.


Já na Segunda, em entrevista à Rádio Pajeú, o Prefeito José Patriota informava algumas providências que iria tomar. Em reunião na tarde de ontem, que durou até às 22h, o Prefeito coordenou uma equipe de técnicos do município, representantes da COMPESA, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para a elaboração de um plano de contingência e instalação de um comitê de prevenção aos efeitos das enchentes.

Fruto desse plano, a Prefeitura irá disciplinar o acesso dos visitantes ao paredão da barragem devido aos riscos de acidentes. A Guarda Municipal irá controlar esse fluxo, permitindo apenas um determinado número de visitantes por vez. A Secretaria Municipal de Infraestrutura já iniciou os trabalhos de recuperação do gradil de proteção e irá instalar um portão na entrada, para facilitar o controle do acesso. A visitação será permitida, diariamente, apenas no horário das 6h às 18h.

Também foi iniciado o trabalho de limpeza das margens, com a retirada do mato e das algarobas, e o cercamento de sua margem direita, para coibir banhos no local e possíveis afogamentos. A Prefeitura está confeccionando placas a serem instaladas no local com orientações à população.



O Prefeito José Patriota também determinou o sobrevoo de um drone sobre as áreas de risco para a realização de um levantamento topográfico nas duas margens do rio e a adoção de medidas preventivas por parte da Prefeitura. Esse levantamento estará concluído amanhã à tarde. O Prefeito também lançou hoje o número específico para atendimento da Defesa Civil de Afogados da Ingazeira: (87) 99629 5758. O número é exclusivo para situações de emergência, não podendo ser acionado para as demandas comuns do dia a dia.  O coordenador da Defesa Civil Será Carlos Neves.

“Ficamos felizes com o volume de água em Brotas, mas precisamos nos planejar para prevenir situações que podem ocorrer, tanto no paredão quanto ao longo do Rio Pajeú. E estamos adotando todas as providências para garantir a salvaguarda da população,” destacou o Prefeito José Patriota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário