Curta nossa Página

segunda-feira, 28 de março de 2016

Pernambuco ganha mais uma vaga na Série D e regulamento prevê "critério técnico"

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta terça-feira a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2015 foram 40 equipes que disputaram o torneio e este ano serão 68 clubes. Semana passada a entidade havia anunciado a mudança para 48 times, mas as federações que não foram beneficiadas reclamaram e foram atendidas. Com isso, Pernambuco ganhou uma terceira vaga na Quarta Divisão. 
A classificação para a Série D foi definida através do primeiro turno do Campeonato Pernambucano, que foi dividido em dois grupos. O líder de cada chave garantia vaga na competição nacional. Central e América-PE se classificaram após terminarem na ponta dos Grupos A e B, respectivamente. 
O regulamento do Campeonato Pernambucano de 2016 já previa a possibilidade de surgimento de uma nova vaga. O artigo 5º, parágrafo quarto do documento, diz:
"Na hipótese do surgimento de nova(s) vaga(s) em favor da FPF, será observado o critério técnico estabelecido neste REC em relação às demais equipes dos grupos "A" e "B", para efeito de indicação a disputa da série "D" já referida; 
O Altético-PE foi vice-líder da chave A e o Serra Talhada do grupo B. Ambas as equipes empatam na maioria dos critérios, mas o Cangaceiro leva a melhor no número de gols feitos, ficando, em tese, com a vaga. Entretanto, no Hexagonal da Permanência - segunda fase da competição disputada pelos clubes não classificados ao Hexagonal do Título -, o Atlético terminou na liderança e Serra foi o segundo.
FPF
A Federação Pernambucana de Futebol informou - de acordo com Murilo Falcão, diretor de competições - que a entidade só vai se pronunciar após receber notificação oficial da CBF
Por Caruaru, PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário