Curta nossa Página

domingo, 6 de dezembro de 2015

Pela 12ª vez, agricultura familiar marca presença em feira na alemã

Oito empreendimentos da agricultura familiar foram selecionados para participar do Estande Brasil – Agricultura Familiar na Feira BioFach 2016, que será realizada de 10 a 13 de fevereiro, na cidade de Nuremberg, na Alemanha. São 6.530 famílias representadas e beneficiadas diretamente com esta ação. Este número pode chegar a mais de 10 mil quando considerados também os beneficiados indiretos.
Esta é a 12ª vez que o MDA leva a agricultura familiar ao pavilhão do Brasil, que terá 115m².
As cooperativas e a associação seguiram os critérios da Chamada Pública pelo MDA e os requisitos de certificação para o mercado europeu, exigidos pela organização da feira. A Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor) e a Cooperativa de Produtos de Cacau Orgânico (Coopcao) de Pacajá (PA) participam pela primeira vez do estande do MDA, levando suco de laranja concentrado e amêndoa de cacau, respectivamente.
“É uma grande oportunidade porque a gente aqui no Nordeste enfrenta muitos desafios e somos os únicos que processamos a laranja na região e é um grande estímulo para os que virão. Quem for para a feira vai trazer mais conhecimento para poder compartilhar com todos, para que possamos crescer a cada dia”, declara Domingos Cardoso de Ávila, presidente da Coopealnor. A cooperativa, criada em 2007, em Rio Real (BA), têm 87 associados. A produção é de seis mil toneladas de laranja e uma média de 550 toneladas de suco concentrado.
Os outros empreendimentos são: Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (Coaprocor), de Corumbataí do Sul (PR), com polpa de fruta congelada; Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro(Coodapis), de Tabira (PE), com polpas variadas; Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), de Poço Fundo (MG), com café; Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), de Rio Branco (AC), com castanha do Brasil; Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb Sisal), de Valente (BA), com tapetes, carpetes e fios de sisal e Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Sul (RS), com arroz. 
A BioFach Alemanha é a maior feira internacional de negócios do setor orgânico e recebe cerca de 30 mil visitantes a cada edição. Durante o evento, os expositores mostram produtos, promovem degustações, agendam visitas, encontram fornecedores e compradores de produtos orgânicos certificados, conhecem novas tecnologias e realizam negócios. Não há venda direta.
A participação da agricultura familiar brasileira é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Embaixada do Brasil em Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário