Curta nossa Página

sexta-feira, 5 de junho de 2015

PIB de PE tem fraco desempenho e cresce 0,6% no 1º trimestre de 2015

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco teve fraco desempenho no período de janeiro a março em relação aos dois últimos trimestres de 2014. No primeiro trimestre deste ano, o PIB fechou em 0,6% contra 2% (de outubro a dezembro) e 2,5% (de julho a setembro), informou a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas Condepe/Fidem, nesta quinta-feira (4).

O fraco desempenho da taxa no primeiro trimestre deve-se, sobretudo, à construção civil e ao comércio, que apresentaram queda de 5,3% e 3,9%, respectivamente. "É reflexo do desaquecimento da economia. Mesmo assim [o resultado é] positivo, se comparado ao do Brasil, que recuou 1,6% no mesmo período", comentou o diretor-presidente da Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.

Ao contrário desses setores, a indústria pernambucana registrou crescimento de 1,7% e a agropecuária, de 8%. "Mostra a recuperação após o período de estiagem vivido dos últimos anos. Já a indústria de transformação puxou a alta, com 3,5%", afirmou Figueiredo. Os destaques da indústria de transformação foram os produtos alimentícios, de limpeza e higiene pessoal , têxtil e celulose.

Ainda conforme a agência, a taxa de crescimento do PIB de Pernambuco, no acumulado de 2014, foi de 2%. "A previsão é de um segundo trimestre de 2015 ainda difícil e de recuperação nos próximos, retomando um bom ritmo com o reflexo do polo automotivo e da refinaria", completou Figueiredo.


Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário