Curta nossa Página

quinta-feira, 28 de maio de 2015

RECURSOS PARA ADUTORAS DO PAJEÚ E DO AGRESTE SÃO PRIORIDADE, GARANTE MINISTRO DA INTEGRAÇÃO. JÁ BARRAGEM DE INGAZEIRA...

Prefeitos Pernambucanos presentes a XVlll Marcha dos Prefeitos a Brasília participaram na tarde desta quarta (27), de uma reunião com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Na pauta, a continuidade das obras das adutoras (Pajeú e Agreste), ramal leste da transposição, barragem de Ingazeira e a estação elevatória de Sertânia, que vai interligar a transposição ao segundo trecho da Adutora do Pajeú.
Como é do conhecimento público, esta semana o Governo Federal anunciou um profundo corte no orçamento da União para este ano. Os cortes atingiram todos os setores. Não seria diferente com o Ministério da Integração Nacional. O Ministro informou que a sua pasta elencou seis projetos prioritários, que não sofrerão contingenciamento, para este ano. Dentre eles, três que interessam diretamente a Pernambuco: a adutora do Agreste, os próximos trechos da adutora do Pajeú e o ramal leste do projeto de integração de bacias do Rio São Francisco.
Quanto às obras da barragem de Ingazeira, apesar do Ministro garantir que não irá desmobilizar os trabalhadores e que deverão chegar recursos em Junho, não há qualquer garantia uma vez que a obra não está na lista das seis prioritárias para este ano. O Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, alertou também para a importância da realização da estação elevatória em Sertânia, que irá garantir um reforço à adutora do Pajeú no abastecimento dos municípios do chamado Alto-Pajeú, assim como o ramal do Agreste. O Prefeito Patriota chegou a apontar no mapa, o trecho em questão para o Ministro Gilberto Occhi. 
Por conta de algumas indefinições, sobretudo no que diz respeito à barragem de Ingazeira, será realizada outra reunião, já no mês de Junho, entre Prefeitos e Ministro. Participaram da reunião, o Presidente da AMUPE, José Patriota; o Presidente do CIMPAJEÚ, Deva Pessoa; o promotor público, Lúcio Luiz de Almeida; além dos Prefeitos Guga Lins (Sertânia), Luiz Carlos (Custódia), Luciano Torres (Ingazeira), Rorró Maniçoba (Floresta), Luciano Duque (Serra Talhada), José Vanderley (Brejinho), Dêva Pessoa (Tuparetama) e José Pretino (Quixaba), além do Deputado Federal, Kaio Maniçoba, o Senador Humberto Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário