Curta nossa Página

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Com alta de 528% nas notificações de casos de dengue, PE vive epidemia.


Pernambuco já notificou 37.589 casos de dengue de janeiro até o dia 2 maio de 2015, um aumento de 528% em relação ao mesmo período do ano passado. Até agora, uma morte foi confirmada e outras 21 estão sob investigação. Para combater a proliferação da doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) assumiu, nesta quinta-feira (14), que o estado vive uma epidemia da doença.

A alarmante situação do estado mostra que a dengue se espalhou por 180 dos 185 municípios pernambucanos. As cidades com maior número de doentes são Recife (8.566), Camaragibe (2.176), Jaboatão dos Guararapes (1.865) e Goiana (1.530). Em 52 municípios, o número de casos segue aumentando.

Ainda segundo os dados mais recentes da SES, 44 pessoas constam das notificações da forma grave da doença, algumas do tipo hemorrágica, e precisaram ser hospitalizadas. Desses casos, 25 foram confirmados.

Quando se avalia os índices de infestação, a quantidade de pessoas doentes passa de 300 a cada 100 mil. O governo admitiu que o estado vive uma epidemia para poder intensificar ações. "Principalmente as ações de bloqueio de casos, com os carros fumaceiros. Ao mesmo tempo, pedimos ajuda de todos. Antes, a gente tinha muito mosquito, mas podia ser que eles não tivessem o vírus da dengue. Agora, com a epidemia, a chance de ter o vírus é muito maior. Se está armazenando água, vamos armazenar ela adequadamente, bem fechada", disse Claudenice Pontes, coordenadora estadual da dengue.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário