Curta nossa Página

sábado, 14 de fevereiro de 2015

PREFEITURA DE AFOGADOS VAI PREMIAR ESCOLAS QUE REDUZIREM CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a 386 km de Recife, lançou esta semana uma campanha objetivando reduzir o consumo de água e energia nas 32 Escolas da rede municipal de ensino, onde estudam 6 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA (ensino de jovens e adultos). É o Programa Água pela Vida.

Em uma das regiões mais castigadas pela seca, o município vem sendo abastecido pela adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, na altura de Floresta.  A barragem de Brotas, inaugurada em meados da década de setenta e antigo manancial do município, secou completamente em 2013, pela primeira vez em sua história. Hoje, ela conta com apenas 8,1% de sua capacidade armazenada. A previsão é de que 2015 seja mais um ano ruim em se tratando de precipitação pluviométrica. 

A meta da Secretaria Municipal de Educação é reduzir o consumo das Escolas em 50% até o final do ano, seguindo orientação da ONU, através dos 8 objetivos do milênio. Na questão da segurança hídrica, a ONU prevê "Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário." 

Para mobilizar a comunidade escolar, a Prefeitura irá promover nas escolas palestras, oficinas, cineclubes e a realização de mesas de glosas, tradição da cultura do Sertão do Pajeú. Em torno da mesa de glosa, reúnem-se poetas, cantadores, repentistas e quem mais quiser participar. O mote é dado e desenvolvido pelos participantes. O tema será a redução do consumo e o consumo racional da água. Está prevista também a realização de uma olimpíada de conhecimento, com distribuição de medalhas (ouro, prata e bronze) para os melhores trabalhos.  O tema será "agindo com consciência planetária". Todos os materiais educativos impressos (cartilha, panfleto, folder, etc) será produzido pelos próprios alunos em sala de aula. 

O custo anual com a conta de água e energia das 32 escolas é de R$ 28.833,72 e R$ 107.288,14, respectivamente. 

(amanhã, até às 12 horas, te envio informações sobre os prêmios que serão distribuídos e a quantidade do consumo anual de água e energia em quilowatts e em litros. As fotos em anexo foram tiradas pelo fotógrafo Cláudio Gomes, com alunos do Centro de Educação Infantil Maria Genedi de Brito.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário