Curta nossa Página

quinta-feira, 26 de junho de 2014

12ª SEMEIA discute os impactos ambientais sofridos pelo Rio Pajeú.

Acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de junho) a 12ª Semana do Meio Ambiente com o tema Rio Pajeú: Culturas, histórias e impactos, promovida pelo Cecor/Caravana do Rio Pajeú, Casa da Mulher do Nordeste, Diaconia, Centro Sabiá, UAST/NEPPAS/UFRPE, Grupo Mulher Maravilha, Comissão Pastoral da Terra, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, Sindicatos Rurais de Afogados da Ingazeira e São José do Egito, Comissão e Fórum de Mulheres de São José do Egito, Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú e Comissão de Jovens Multiplicadores.
Este ano, as atividades acontecem em parceria com a Caravana em Defesa do Rio Pajeú, que vem discutindo as problemáticas ambientais que tem afetado o rio há alguns anos. O objetivo é mapear o processo de degradação de toda a calha do Pajeú, sofrido em virtude de um desenvolvimento sem controle que gera impactos negativos ambientais e sociais.
A representante do Cecor na comissão organizadora, Kelle Souza, destaca a importância de incluir às ações da Caravana dentro da SEMEIA. “Aconteceram duas caravanas anteriormente onde foram identificados os processos de degradação do rio provocados pelas cidades, agora vamos identificar no meio rural, onde a exploração é gritante. Madeira e areia são retiradas sem orientação, falta conhecimento sobre reserva legal e recursos para recomposição da mata ciliar. Por isso, vamos discutir com os órgãos responsáveis investimentos para que as famílias ribeirinhas contribuam nesse processo de recuperação e preservação”, explica.
O mapeamento será feito por dois grupos de trabalho, num percurso entre Afogados da Ingazeira e São José do Egito, partindo das barragens de Brotas e Ingazeira, até a nascente do rio no município de Brejinho. As informações coletadas  irão compor um documento que será apresentado durante roda de diálogo com o Ministério Público, dia 08 de julho.

Cronograma de atividades: 
 
26/06 – Quinta-feira
07h – Concentração e saída dos grupos (Escritório da Diaconia, Afogados da Ingazeira);
Grupo 01: Caminhada da Barragem de Brotas (Afogados) até a Barragem de Ingazeira;
Grupo 02: Caminhada da Barragem de Ingazeira até Tuparetama;
Pernoite no Sindicato Rural de São José do Egito.
26/06 – Sexta-feira
Café da manhã;
Caminhada saindo da comunidade São Pedro (São José do Egito) pelas margens do Rio Pajeú com destino a Itapetim e, por último, visita à nascente do rio em Brejinho.
08/07 – Terça-feira
Roda de diálogo com o Ministério Público. (Local a ser definido).

Núcleo de Comunicação do Cecor
Juliana Lima (87) 9962 1987
Kátia Gonçalves(87) 9951 5362
Imagens: Reprodução da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário